sexta-feira, 5 de julho de 2013

[Livro] A Culpa é das Estrelas - John Green


"Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante - o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar."

Confesso duas coisas que me deixaram interessada por esse livro: a primeira é que a arte da capa me conquistou logo à primeira vista; em segundo lugar, essa mesma capa contém um comentário positivo de Markus Zusak, um dos meus autores preferidos.
Particularmente, não considero A Culpa é das Estrelas como o melhor livro que já li, mas definitivamente vale a pena ser lido. A afirmação de Zusak está completamente correta. No decorrer da história, há uma mistura de sentimentos e reações que nos prende às páginas de forma tal que, em pouco tempo, terminando de ler todo o livro.


A Culpa é das Estrelas narra o último capítulo da história de Hazel Grace, dezesseis anos, tireoide com metástase nos pulmões. No Grupo de Apoio que frequenta por causa de seus pais, a "única pessoa que se salva", segundo Hazel, é Izaac, que ainda assim não é bem seu amigo. Em uma das reuniões, Hazel Grace conhece Augustus Waters, amigo de Izaac e recém-sobrevivente de um osteosarcoma. Após uma primeira conversa baseada em Hazel dando um sermão em Augustus, os dois vão se aproximando, até que não conseguem mais se ver separados. Compartilhando livros e gostos, Hazel e Gus vão nos mostrando que nem sempre a vida das vítimas do câncer é, segundo eles, aquele clichê de "luta incansável e inspiradora".


O ponto alto do livro são as personagens bastante carismáticas, principalmente Augustus Waters, que está sempre de bem com a vida e ciente de seu alto padrão de beleza. A amizade entre Hazel, Gus e Izaac se mostra verdadeira, pura e cômica.
John Green soube balancear drama, comédia e romance muito bem, de forma que, mesmo aqueles que não gostam de um ou dois desses gêneros podem acabar sendo conquistados pela história.

Uma curiosidade sobre John Green: "Com o irmão, Hank, mantém o canal do YouTube 'Vlogbrothers', um dos projetos de vídeo on-line mais populares do mundo. Mora com a mulher e o filho em Indianópolis, Indiana."







Citação na contracapa:
"Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e o 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter." - Hazel Grace

Espero que esse post consiga ser um bom incentivo para que aqueles que ainda não leram A Culpa é das Estrelas, leiam-no.  

Um comentário:

  1. Awn, gostei do post! *-* Tu já sabe que eu AMO esse livro. Se eu começar a falar dele aqui, não vai prestar...
    Apenas uma coisa:
    GUS <3
    Parei.
    Bjs!

    ResponderExcluir